A Evolução do Pensamento Administrativo
A Administração das Civilizações Antigas
Muitos governantes antigos usaram seus fiéis servidores para executar seus desejos soberanos,conferindo a esses servidores a devida autoridade para atuar em nome do “chefe”.De modo coletivo,os fiéis servidores se converteram então no conselho ou junta consultiva dos chefes.
A Suméria
Os sacerdotes dos templos sumérios,por meio do imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores,incluindo rebanhos,propriedades rurais e rendas.Esses sacerdotes eram solicitados a prestar contas de sua gestão ao sumo sacerdote, o que era uma prática de fiscalização administrativa.As organizações ou empresas religiosas eram consideradas imortais.
Os documentos sumérios são descrições de seus inventários;o primeiro uso da escrita foi feito para fins de controle administrativo e não para fins litúrgicos.
O Egito
A construção da pirâmide de Quéops envolveu o trabalho de mais de cem mil homens,durante vinte anos,tendo se utilizado de 2300.000 blocos,cada um com peso médio de 2,5 toneladas.
Considerando o planejamento,a organização e o controle necessários a esse empreendimento, fica visível que os conceitos de administração utilizados modernamente não foram originados no século XX, mas,naquele tempo já havia necessidade de serem resolvidos problemas de transporte,alojamento e administração.
Os egípcios também demonstravam conhecer a importância da especialização na organização total,como indicado pela promulgação de leis estabelecendo que nenhum comerciante podia se dedicar a um ramo de comércio que não tivesse sido transmitido por seus pais.Os comerciantes eram também barrados da participação em assuntos políticos.
A Babilônia
No reinado de Hamurabi, rei da Babilônia,as cidades ao longo do vale foram obrigadas a se unir para manter a paz e estabelecer uma legislação para abranger a propriedade pessoal,rural,o comércio,os negócios,a família e o trabalho.Estas leis vieram a se chamar “Código de Hamurabi”,que representou um pensamento administrativo que vigorou no período de 2000 a 1700 a .C.
Alguns extratos do Código de Hamurabi são ilustrativos da sua visão administrativa:
-salários mínimos- “se um homem aluga um trabalhador do campo,pagar-lhe-á 8 gus de cereal por ano”
-controle-“se um homem entrega a outro prata,ouro,ou qualquer coisa em depósito,seja o que for,mostrá-lo-á a uma testemunha,combinará os termos do contrato e fará então o depósito.”
-responsabilidade-“se um comerciante de vinhos permitir que homens turbulentos se reúnam em sua casa e não os expulsar,será morto.” O pedreiro que constrói uma casa que desmorona e mata seus residentes será condenado á morte.”
A China
Os chineses são há muito tempo conhecidos pela sua sabedoria,mas muito pouca pesquisa foi realizada para compreender seus pontos de vista a respeito da administração.
A especialização foi enfatizada pelos antigos chineses ao se ter determinado que cada oficio era hereditário e que um artesão estava vinculado á sua indústria por toda a vida.
A arte da guerra é uma obra escrita por volta de 500 a .C. por Sun Tzu,e é o mais antigo tratado militar do mundo,mantendo-se atual,apesar de grandes mudanças nas armas e carros de guerra,porque tratou de temas atuais.
O tratado ainda é um valioso guia para os chefes militares e administradores que se dispuserem a estruturá-lo,por causa de algumas considerações,tais como:
-Planejamento-“Ora, o general que vence uma batalha faz numerosos cálculos em sua base antes da batalha ser travada.O general que perde uma batalha faz poucos cálculos antecipados.É prestando atenção a este ponto que eu posso ver quem tem mais possibilidades de ganhar ou perder “;
-Direção-“Se as palavras de comando não forem claras e distintas,se as ordens não forem inteiramente compreendidas,a culpa é do general.Mas se as suas ordens forem claras e,não obstante, os soldados desobedecem,então a culpa é dos seu oficiais.”
A Grécia
Os gregos,ascendendo ao poder um pouco mais tarde que os chineses,babilônios e egípcios,manifestaram um grande talento e capacidade para a administração, no funcionamento das campanhas de comércio.
A Grécia desenvolveu um governo democrático com todas as complexidades que um governo deste tipo acarreta.É na civilização grega que se vai encontrar a origem do método científico.
Isto era particularmente válido no caso de trabalhos árduos,monótonos,repetitivos,cuja cadência era estabelecida por música.A flauta e a gaita de fole regiam os movimentos das tarefas.O efeito psicológico positivo da música provocava um aumento da produtividade e um decréscimo no esforço desperdiçado e na fadiga.
A Roma
Com grande determinação e talentos administrativos superiores,os romanos adquiriram o controle sobre cinqüenta milhões de pessoas,abrangendo um território que se estendia da Grã-Bretanha até a Síria,incluindo parte da Europa e todo o norte da África.Contudo,foi a má administração que provocou a queda de Roma;porém o fato de os romanos terem sido capazes de edificar uma estrutura governamental e militar de tão grandes proporções,e de fazêla funcionar com tanto êxito durante muitos anos,é um tributo ás suas avançadas e consideráveis capacidades administrativas e aptidões.
Os Hebreus
Tem sido dito,a respeito dos hebreus,que nenhum outro povo em toda a história,numericamente tão pequeno e politicamente tão fraco,exerceu tamanha influência sobre a civilização,com uma possível exceção dos gregos.
Moisés,um grande líder hebreu e um administrador cujas habilidades no governo,na legislação e nas relações humanas o tornaram figura de destaque,preparou,organizou e conduziu o êxodo dos hebreus,libertando-os da escravidão egípcia,o que é considerado um grande empreendimento administrativo.
As Primeiras Contribuições Militares
Do domínio militar chegam numerosos exemplos do antigo pensamento administrativo.
Ciro,um líder militar e governante grego a.C.,forneceu muitos exemplos
Ilustrativos do estado avançado do pensamento da época sobre administração.
Ciro estava cônscio da necessidade de especificidade na atribuição de trabalhos,assim como de clareza nas instruções.Além disso,reconheceu o valor das boas relações humanas com todo o pessoal.
Ciro também conhecia os princípios da divisão do trabalho, unidade de direção,de comando,e de ordem um lugar para cada coisa e todas as coisas nos seus lugares.
A primeira indicação significativa do uso do sistema de staff ocorreu durante o reinado de Alexandre,o Grande (336-323 a .C.)rei da Macedônia,que se situava no norte da Grécia.A organização e administração dos seus homens influenciaram as idéias de Aníbal,César e Napoleão.A mente militar já era capaz de estabelecer diferenças entre funções operacionais e de inteligência, um desenvolvimento significativo na evolução do conceito de staff,relativamente á organização de forças militares.
A Igreja Católica
A Igreja Católica Romana,a organização formal mais antiga do mundo,foi uma herança do Império Romano.A Igreja Católica em si propôs alguns problemas organizacionais interessantes.As lições da história da igreja são apropriadas para gerentes modernos que tentam estabelecer uma política e uma doutrina centralizada,mas preservam as atividades e a administração descentralizada.
As primeiras civilizações ofereceram exemplos da antiga prática da administração.A necessidade de líderes,da divisão do trabalho,da amplitude administrativa,da avaliação de desempenho e de outras idéias administrativas podem ser encontradas na história.
A Administração Medieval
O Arsenal de Veneza
No século XV, Venesa era uma cidade-estado florescente,com uma grande frota mercante privada.
O Arsenal tinha um propósito triplo:fabricar e montar galeras de guerra,armas e equipamentos;armazenar materiais e equipamentos até quando fosse necessário;e consertar e equipar navios já manufaturados.Para reduzir os custos e aumentar a eficiência,os venezianos que dirigiam o Arsenal desenvolveram e empregaram uma série de técnicas administrativas que ainda estão em uso atualmente.Estas técnicas incluíram uma linha de montagem,treinamento de pessoal e sistemas de recompensa,padronização,controle contábil,controle de estoques,controle de custos e controle de armazéns.
O sistema Feudal
O rei possuía toda terra,dividindo partes dela com os nobres,em troca de apoio militar e financeiro.Os senhores feudais,por sua vez,permitiam que pessoas de classes inferiores vivessem e trabalhassem em algumas áreas das terras,em troca de uma parte das colheitas ou de impostos.Ocupando o nível mais baixo nesta organização em forma de pirâmide estavam os servos,que recebiam proteção e sustento e nasciam com um vínculo hereditário a um ou outro senhor ou lorde de nível inferior.
O Surgimento do Sistema Fabril
Com o crescimento das cidades da Idade Média surgia a oportunidade para o desenvolvimento de ofícios e artesãos.Com o aprimoramento da agricultura,se diversificaram,passando a ser mais usadas como pastagens,e um número menor de servos ou colonos era necessário para trabalhar nos castelos.
Sob estas condições mais servos começaram a aprender habilidades em vários ofícios.Estes artesãos podiam trabalhar nas cidades e podiam cobrar por seus serviços.
A Revolução Industrial
A essência dessa revolução foi a substituição do trabalho humano pelo trabalho da máquina,e gerou mudanças marcantes na vida diária.
No centro dessa revolução estava o motor a vapor,o motor a vapor forneceu uma energia mais barata e mais eficiente revolucionando o comercio e a indústria.
Os administradores tinham problemas com a força de trabalho.O treinamento era conduzido na sua maior parte por instruções orais,demonstrações,tentativas e falhas.
Pioneiros dos Estudos da Administração
Adam Smith
Adam Smith,economista clássico,nascido na Escócia,mostrou extraordinário conhecimento no que se refere á evolução das funções administrativas.Ele deu grande ênfase á divisão do trabalho e seus respectivos benefícios,assim se antecipando em seu século ao enfoque sobre a decomposição de um serviço ou tarefa.
Robert Owen
Robert Owen,nascido no País de Gales,foi um dos primeiros escritores que chamou a atenção aos problemas humanos da industrialização.No seu moinho em New Lanark,Escócia,Owen tentou usar a persuasão moral ao invés da punição corporal.
Charles Babbage
Charles Babbage,nascido em Devonshire,Inglaterra,era um gênio que precisa ser reconhecido como fundador da pesquisa operacional e da ciência da administração.Ele demonstrou a primeira calculadora mecânica e prática do mundo,em 1822e,em 1833,começou a desenvolver o seu “motor analítico”,o primeiro computdor.
Daniel McCallum
Daniel Craig McCallum nasceu na Escócia,mas foi para os Estados Unidos em 1822.As ferrovias,nos Estados Unidos,foram os primeiros empreendimentos de grande escala para chamar a atenção á necessidade por melhorias nas práticas administrativas.
Henry V. Poor
As recomendações de Henry Varnum Poor foram extremamente avançadas para sua época.Ele considerava indispensável um “sistema “de administração com uma estrutura organizacional bem elaborada em que as pessoas eram responsáveis –uma estrutura com um sistema de comunicação em toda a organização,para que a alta direção pudesse saber o que estava ocorrendo.
Frederick W. Taylor
Frederick Winslow Taylor nasceu na Pensilvânia,Estados Unidos,de uma família Quaker,e teve uma educação básica rígida e disciplinada,com conhecimentos clássicos de francês e de alemão e viagens ocasionais para a Europa.
Taylor revolucionou os processos tradicionais métodos de trabalho,por meia da aplicação de métodos científicos a muitas empresas norte-americanas.
Muitos dos métodos de Taylor não eram em si originais.A originalidade estava na aplicação destes métodos com a visão do engenheiro,o que até então era considerado domínio do costume,da tradição,do personalismo e da política.
Em essência,Taylor disse,na Administração de oficinas,que:
-o objetivo de uma boa administração era pagar altos salários e ter baixos custos de produção;
-a administração devia aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento,a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados para o controle das operações de produção;
-os empregados tinham de ser cientificamente colocados em postos em que os materiais e condições de trabalho fossem cientificamente selecionados,para que as normas pudessem ser cumpridas;
-os empregados deveriam ser cientificamente treinados para desenvolver aptidões e,portanto,executar uma tarefa de modo a cumprir a produção normal;
-a alta administração devia desenvolver uma atmosfera de cooperação para com os trabalhadores,de modo a garantir um ambiente que possibilitasse a aplicação dos outros aspectos mencionados.
Neste estudo,Taylor assegurava que as industrias da época padeciam de males que poderiam ser agrupados assim:
-vadiagem sistemática por parte dos operários,com o objetivo de evitar a redução das taxas de salários,pela gerência;
-desconhecimento,pela gerência,das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
-falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho dos empregados,que realizavam as tarefas cada um a seu modo.
Os Parincípios da Administração Científica,de Taylor
Administração científica consiste fundamentalmente de certos princípios gerais amplos,uma certa filosofia,que pode ser aplicadas de muitos modos,e uma descrição do que qualquer homem ou homens podem acreditar ser o melhor mecanismo para aplicação destes princípios gerais,o que de modo algum pode ser confundido com os próprios princípios.
A Administração de Ford
Henry Ford,nascido no Estados de Michigan,representa a contribuição da industria para a formação da teoria clássica da administração.Ford não era nem engenheiro,nem economista,nem psicólogo;era um empresário com visão pratica,que buscava cristalização do conceito da eficiência, no mais amplo o execução.Enquanto Taylor se preocupava demasiadamente com a economia do trabalho humano,Ford se preocupou com a economia de material e do tempo.
Os Princípios de Ford
Dois deles se referem ao tempo:produtividade e intensificação;o terceiro se aplica ao fator matéria:economicidade.
-o princípio da produtividade recomenda o Maximo de produção dentro de um período determinado.
-o princípio da intensificação consiste em aumentar a velocidade rotatória do capital circularmente,visando pouca imobilização do mesmo,e grande rapidez na sua recuperação.
-o princípio da economicidade se refere a reduzir ao mínimo o volume de matéria-prima curso
de transformação.
O vídeo retrata a rigidez dentro das empresas, sendo que visa o mecanicismo, a exaustão os trabalhos repetitivos o estress que se transforma em fadiga humana.
Para Taylor o trabalho deveria ser por produção, ganhando a mais pelo o que se produzia, tendo uma concepção que se o homem não trabalhasse muito e não tivesse uma produção superior, era vádio, indolente, preguiçoso.
Uma teoria de regras, de preposição, visando a empresa na area operacional.
Comentário Pessoal: A teoria analisada para a administração contemporânea, visa um propósito das organizações se tornarem mais eficazes.
Sendo que Taylor atendia as necessidades da empresa e do operário, dividindo o trabalho, especializando os operários em qual área se destacava.
Organizando as empresas, tendo uma precepção sobre elas.
Ford se concentrava na linha gerencial, se especializando nos príncipios, tendo qualidade física, moral, sendo que o trabalho gerencial deveria ser controlado, comandado, e obedecidos pelos operários.
Sendo que são analisadas para os administradores não cometerem os mesmos erros, analisando a empresa no geral, e tranformando esses metódos, em outros métodos mais capazes de tornarem as empresas desenvolvidas e com crescimento organizacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário