Por Que Estudar Administração
Para estudar administração é que se tem interesse em melhorar o modo como as organizações são administradas, porque ''todos interagem com todos'', cada dia dentro das organizações.
Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento, e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes, morrem.
A abordagem funcional sugere que os administradores se empenhem em certas funções ou atividades para levar adiante seus trabalhos. A abordagem dos papéis e similar, mas focaliza um conjunto diferente de ações administrativas. Administradores devem ser capazes de aplicar um conjunto particular de qualificações, se desejam obter sucesso nos seus cargos.
Os indivíduos adquirem conhecimento teórico e experiência prática ao mesmo tempo, seja por meio de programas de trabalho ou treinamentos.
Conceitos de Administração
A administração está relacionada com o alcance de objetivos por meio dos esforços de outras pessoas.
A administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.
Primeiro, o trabalho do administrador envolve atividade, isto é, os administradores, além de pensar, ouvem, falam, leêm, escrevem, observam e participam. O trabalho envolve muita ação. Segundo, a administração implica o uso eficiente e eficaz dos recursos, que podem ser materiais ou físicos, financeiros, informacionais e humanos.
Terceiro, a definição de administração considera a importância das metas organizacionais, ou seja, a importância dos alvos que a organização busca alcançar.
Necessidades e Aspectos da Administração
A administração é propositada- complementação de atividades com outras pessoas e por elas, com o uso adequado dos recursos disponíveis:
A administração é concernente com idéias, coisas e pessoas- orientação de metas e foco na ação para alcance dos resultados administrativos/ gerenciais:
A administração é processo social- processo em que as ações administrativas são principalmente atinentes com as relações entre as pessoas:
A administração é uma força coordenada- coordenação de esforços de empregados, cada um com seus próprios valores e aspirações, num programa organizacional.
A administração é concernente com esforços de equipe- o alcance de certos objetivos é mais fácil por uma equipe do que por um indivíduo trabalhando sozinho.
A administração é uma atividade que exige discernimento para distinção dos conhecimentos e habilidades exigidas para o seu desempenho.
A administração é um processo composto- pelas funções planejamento, organização, direção e controle, que não podem ser desempenhadas independentemente; a realização de cada uma delas interfere nas demais.
A administração age como força criativa e revigorante na organização- o resultado da atividade, em algumas situações, é maior do que a soma total dos esforços colocados pelo grupo; esta sinergia, em resumo, provê vida para a organização.
A administração é uma disciplina dinâmica - as funções administrativas são orientadas para o crecimento organizacional, não sendo passivas, mas de comportamento ajustável e adaptável às necessidades deste cresimento;
A administração é intangível é uma força invisivel, evidenciada pelos resultados dos seus esforços, ordenação, saídas adequadas de trabalho, clima de trabalho satisfatório, satisfação pessoal dos funcionários e etc.
Princípios da Administração
Os princípios são desenvolvidos para ajudar os executivos a pensar e agir.
a aumentar a eficiência - os princípios ajudam no pensamento e na ação;
cristalizar a natureza da administração- os princípios consolidam o sempre crescente conhecimento e pensamento no campo da administração.
melhorar a pesquisa em administração- os princípios ajudam pelas generalizações dos testes de comportamento, entendendo e predizendo as ocorrências futuras:
alcançar metas sociais - os princípios administrativos desempenham um papel importante na melhoria da qualidade e do padrão de vida das pessoas.
As Funções da Administração
As funções da administração devem ser desempenhadas para alcançar os resultados.
Planejamento- determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance daqueles objetivos;
Organização- processo de designação de tarefas, de agrupamentos de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos;
Direção- influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energizações, ativação e persuação daquelas pessoas;
Controle- função que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados, isto é com o planejado.
Os Níveis da Administração
Administradores são classificados em níveis da organização sendo a alta administação a alta direção ou diretoria responde pelo direcionamento maior e pelas operações da organização.
média administração- a administração de nível médio é conhecida em muitas empresas como gerência de departamentos, ou gerência de setor.
administração operacional- a administração de primeiro nível ou operacional é diretamente responsável pela produção de bens ou serviços. Ela é constítuida de gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de produção.
Habilidades Administrativas
As habilidades são necessárias para um bom desempenho em qualquer tipo de atividade, em qualquer situação.
habilidades técnicas- relacionadas no desempenho de funções ou trabalhos especializados, consiste no conhecimento, métodos técnicos e equipamentos para a realização de tarefas específicas;
habilidades humanas- aquelas relacionadas ao tratamentos com pessoas; consistem na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas; compreendendo suas atitudes e motivações;exercendo a liderança;
habilidades conceituais-as relacionadas á capacidade de ver a empresa de maneira total; de compreender as complexidades da organização, de modo global, e promover o ajustamento do comportamento dos participantes da organização.
Papéis Administrativos, de Mintzberg
Papéis são os conjuntos de expectativas de comportamento de um indivíduo, em situações específicas.
papéis interpessoais- aqueles desempenhados para o relacionamento e interação com outras pessoas. Três papéis interpessoais.
chefe- em que o administrador se coloca como um representante da organização que se refere aos princípios, objetivos, missão.
líder- em que o administrador contrata, motiva os funcionários, e trata do processo comportamental.
ligação- em que o administrador se envolve no tratamento com as pessoas de fora da organização de modo regular, para alcance de objetivos organizacionais.
papéis informacionais- desempenhados a trocar e processar informações.
monitor- em que o administrador acompanha ativamente o ambiente para obter informações para o desempenho da organização.
disseminador- em que as informações importantes, coletadas do ambiente são transmitidas ás pessoas adequadas da organização.
interlocutor-em que as informações de alta significância e respostas são dadas em nome da empresa.
papéis decisoriais- aqueles que os administradores tomam decisões
empreendedor- em que o administrador procura por oportunidades do que a organização possa se valer e toma ação para isto;
solucionador de conflitos- em que o administrador resolve conflitos internos ou externos á organização;
alocador de recursos-em que o administrador determina como os recursos(dinheiro, equipamentos, instalações e recursos) serão distribuídos entres as áreas da administração.
negociador-em que o administrador se ocupa em operar acordos e contratos no melhor interesse da organização, por causa das informações e autoridade necessária para tal.
Competência Administrativa
Algumas competências pessoais para o sucesso gerencial como:
liderança- habilidades em influenciar outro a realizar tarefas;
auto objetividade- habilidade de avaliar a si mesmo
pensamento analítico- habilidade de interpretar e explicar padrões em informações;
flexibilidade comportamental- habilidade de modificar o comportamento pessoal para alcançar uma meta;
comunicação escrita- habilidade de expressar por escrita
comunicação verbal- habilidade de expressar idéias em apresentações orais;
impacto pessoal- habilidade de criar uma boa impressão e instigar confiança;
resistência ao stress- habilidade de realizar tarefas sob condições estressantes;
tolerância na incerteza- habilidade de produzir em situações adversas;
Eficiência e Eficácia Organizacional
Aquilo que é feito está relacionado com a eficiência( a ação) e aquilo que se refere à eficácia ( o resultado).
Eficiência: ênfase nos meios
realização de tarefas
resolução de problemas
treinamentos de funcionários
Eficácia: ênfase nos resultados
consecução dos objetivos
acerto na solução proposta
operações realizadas corretamente
A atividade Administrativa
Definimos um gerente como alguém que se esforça para alcançar objetivos quantificáveis, relacionados às finalidades do subsistema e um administrador como aquele que se esforça para atingir objetivos não quantificáveis, independentemente de efeito final de sua consecução.
O Trabalho do Administrador
Conselho diretivo ( ou equivalente)
Determinação dos objetivos e formulação da política organizacional
Administração/Gerenciamento
Implemtentação das decisões políticas e execução do trabalho;
esclarecimento de objetivos
planejamento de trabalho
organização de atividades
direção de recursos
controle de desempenho
Alcance dos objetivos estabelecidos dentro das orientações politicas.
Diferenças entre Gerenciamento e Liderança
Gerentes: administram as atividades
dão suporte às condições e pessoas
confiam nos controles
têm perspectiva de curto prazo
aceitam o status quo
perguntam como e quando
centram se nos sistemas e estruturas
Líderes: inovam suas realizações
Desenvolvem as pessoas
inspiram confiança
têm perspectiva de longo prazo
desafiam o status quo
perguntam o quê e por quê
centram-se nas pessoas
A Comunicação nas Organizações
Os administradores precisam desenvolver suas habilidades de comunicação.
A comunicação é o processo de transmissão de informações e o respectivo entendimento do significado pelos envolvidos.
A comunicação verbal se subdivide em ''oral'' e ''escrita''
A comunicação não verbal se refere ao comportamento que, comunica, mas não usa palavras, escritas ou faladas. A forma não -verbal engloba gestos, posturas, comportamento espacial, vestimenta, sinais fisícos, paralinguagem e atos idiossincráticos.
Ambiente Organizacional
O ambiente de trabalhando está mudando muito depressa, porque o mundo também está mudando da mesma forma.
Muitas forças diferentes e fora da organização influenciam o desempenho administrativo originados no ambiente geral, ambiente de tarefas, e no ambiente interno das organizações.
O ambiente geral também chamado de macroambiente pode ser visto como forças indiretas do ambiente externo.
Tecnológicos: desenvolvidos no ambiente externo podem influenciar o uso de conhecimentos e técnicas da organização na produção de produtos ou serviços e na realização de outros trabalhos na organização.
Econômicos: as forças econômicas são mudanças de estado refletidas na situação econômica, tais como taxa de inflação, de desemprego, crescimento do produto interno, taxas de juros etc.
Políticos/legais: numerosas leis e inúmeras autoridades caracterizam as forças políticas, legais, e regulatórias no ambiente externo, que exercem indireta, mas forte influência sobre a organização.
Sócio- culturais- forças culturais e sociais são mudanças no sistema cultural e social, que afetam as ações de uma organização e a demanda por seus produtos ou serviços. Cada nação tem um sistema cultural e social que compreende certas crenças e valores.
Internacionais: são forças indiretas que se aplicam quando a organização se apóia em um fornecedor estrangeiro de recursos ou concorre com competidores internacionais.
Ambiente de Tarefas
Ambiente de tarefas é constituído pelos seguintes elementos: clientes, competidores, fornecedores, reguladores, e parceiros estratégicos.
Clientes: que compram produtos ou serviços que diferem características como educação, idade, renda, estilo de vida, ou mesmo outras organizações.
Competidores: organizações concorrentes, com quais as organizações compete por clientes e consumidores por recursos necessários como pessoas, matérias- primas, e outros. Existem dois tipos de competidores intratipos ( ou diretos) e intertipos ( ou indiretos).
Fornecedores: recursos financeiros, energia, equipamentos, serviços e materiais para a produção de produtos ou serviços de êxito no mercado.
Reguladores: elementos do ambiente de tarefas que têm o poder de controlar, legislar, ou influenciar, as políticas, e práticas, das organizações.
Parceiros estratégicos: duas ( ou mais) organizações que trabalham juntas( também chamadas aliados estratégicos) sob a forma de joint ventures ou outras parcerias, para facilitar a venda, a distribuição, a divulgação dos produtos, e serviços das organizações da parceria.
O Ambiente Interno: A Organização
O ambiente interno consiste nos seus proprietários, empregados, administradores, e ambiente físico de trabalho.
Proprietários: pessoas com direitos legais de propriedade daquele negócio. Que estabelece e desenvolve um pequeno negócio.
Empregados: recursos de pessoas, do ambiente externo, a partir das organizações desenvolve sua atividade.
Administradores: corpo governante eleito pelos acionistas da organização, ou escolhido, pelo proprietário, encarregado da administração geral da empresa, para desempenhar funções administrativas e resultados estabelecidos.
Ambiente Físico: instalações das organizações e o trabalho que as pessoas executam.
Ética Administrativa
Ética é um conjunto de valores e regras que definem a conduta dos ondivíduos como certa ou errada.
Visões de comportamento ético tem sido identificados
Visão utilitarista: considera o comportamento como aquele que entrega os melhores produtos para um grande número de pessoas;
Visão individualista: aquele que eleva os auto- interesses o respeito e a condição de indivíduo , de longo prazo;
Visão de direitos morais: aquele que protege e respeita os direitos fundamentais das pessoas;
Visão de justiça: aquele que trata as pessoas imparcialmente e de maneira justa de acordos com regras e padrões iguais.
Referência: Livro Estudado Teoria da Administração autor: Reinaldo O. Da Silva
Referência: Livro Estudado Teoria da Administração autor: Reinaldo O. Da Silva
Comentário Pessoal: O vídeo retrata a falta de tempo de votações no senado que perderam a validade que vigorava pelo aumento da bolsa de médicos residentes e prolongação de prazo para pagamentos de gratificações para servidor da Advocacia geral da União. E uma criação de empresa brasileira para administrar hospitais federais. A importância desse vídeo é para identificar os efeitos que o senado trouxe para médicos residentes, servidores de advocacia e hospitais federais que visa uma melhoria de bonificação, gratificações, e administrações eficientes para um bom desempenho administrativo dentro de hospitais federais.
Comentário Pessoal:
A teoria estudada para as organizações é por uma melhoria das administrações para a esturtura organizacional, para uma bom desenvolvimento empresarial e interação de conhecimentos tanto operacionais como empresariais.
Visando um planejamento por um objetivo determinado, organizando, dirigindo em função de liderança controlando para um desempenho dentro das organizações.
Em busca de eficiência para as empresas, crescimento e força coordenada para se obter tudo aquilo que deseja no tempo coordenado.
O trabalho em equipe vigoriza objetivos estabelecidos para um conjunto de consignações através da contribuição de todos, sendo que os administradores também devem analisar a condução de planejamento, gerenciamento para se tornarem mais eficazes com os competidores.
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